domingo, 3 de janeiro de 2010

Auto- Conhecimento

Lenda Hindu
Uma antiga lenda hindu diz-nos que antigamente, todos os homens eram deuses. Mas eles abusaram de tal forma da sua divindade que Brahma, o mestre dos deuses, decidiu tirar-lhes todos os poderes divinos e escondê-los num lugar onde fosse completamente impossível encontrá-los. O grande problema consistiu em encontrar o lugar apropriado.

Os deuses menores foram convocados para uma reunião a fim de se resolver o problema. Eles propuseram o seguinte: Enterrar a divindade do homem na terra. Mas Brahma respondeu: "Não, não é o suficiente, porque o homem desenterrá-la-ia e encontrá-la-ia."

Então os deuses replicaram: "Neste caso, metamos a divindade no mais profundo dos oceanos."

Mas Brahma respondeu de novo: "Não, mais cedo ou mais tarde, o homem exploraria a profundeza dos oceanos e certamente que um dia, a encontraria e a traria à superfície."
Então os deuses menores concluíram: "Nós não sabemos onde a vamos esconder porque não existe na terra nem no mar um lugar seguro que o homem jamais encontrasse."

Brahma disse: "Vejamos o que faremos à divindade do homem: vamos escondê-la no mais profundo dele próprio, é o único lugar onde ele nunca pensará procurar."

3 comentários:

Só Avulso disse...

Adoro lendas... por detrás de cada uma há sempre uma bela moral que nos ensina muito.

Obrigada pelo comentário :).

bjs***

Oscar Tomé disse...

Eu diria que as lendas são isso mesmo... lendas...
mas a realidade é que concordo plenamente com esta...
Até porque os homens não merecem ser superiores a nada...

Girl in the Clouds disse...

As lendas têm sempre uma boa lição de vida1!