quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Às Vezes

Às vezes, em dias de luz perfeita e exata,


Em que as cousas têm toda a realidade que podem ter,

Pergunto a mim próprio devagar

Por que sequer atribuo eu

Beleza às cousas.

Uma flor acaso tem beleza?

Tem beleza acaso um fruto?

Não: têm cor e forma

E existência apenas.

A beleza é o nome de qualquer cousa que não existe

Que eu dou às cousas em troca do agrado que me dão.

Não significa nada.

Então por que digo eu das cousas: são belas?



Sim, mesmo a mim, que vivo só de viver,

Invisíveis, vêm ter comigo as mentiras dos homens

Perante as cousas,

Perante as cousas que simplesmente existem.



Que difícil ser próprio e não ver senão o visível!

Alberto Caeiro

2 comentários:

Jane Doe disse...

grande personificação de Fernando Pessoa :)

Rita Moura disse...

"Que difícil ser próprio e não ver senão o visível!" Gosto desta frase! ; ) ***