segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Dezenas de saharauis estão a ser enviados para a Prisão Negra de El Aiún


Neste tempo, que é de Natal, recebo quase diariamente no meu email, as terriveis noticias sobre o povo saharauis.

Esta fotografia, de 2005, representa bem o fim da qualquer humanidade. Podem os humanos fazer isto a outros humanos?

Bem... eis o que diz o mail:

"Segundo divulgou hoje a CODESA (Colectivo Saharaui de Defensores dos Direitos Humanos) — organização dos DDH presidida por Aminetu Haidar —, a repressão prossegue sete dias passados sobre a brutal invasão desencadeada pelas forças marroquinas contra o acampamento de Gdeim Izik. Segunda a ONG saharaui, a polícia marroquina enviou dezenas de saharauis para a prisão Negra de El Aiún.
A CODESA cita várias testemunhas que asseguram que "as autoridades marroquinas detiveram dezenas de civis que, uma vez identificadas como saharauis, são submetidas a torturas e ameaças, Tais acções levaram muitos saharauis a abandonar as suas casas por temerem a repressão, ante a presença de centenas de militares e forças policiais por toda a cidade".
A CODESA assegura que a "polícia marroquina irrompeu às 13 horas do dia 13 de Novembro (Sábado) na casa de El-kaouri Lehoymad, onde detiveram três dos seus filhos: Lehoymad Hammadi, Bachri Lehoymad e Barka Lehoymad, apreenderam um computador e outros pertences, além de exercer brutalidade contra o filho mais novo Sidi Ahmed Lehoymed".
 
(...)

Sem comentários: