domingo, 3 de abril de 2011

(No mês dos livros) Homenagem sentida aos livros da minha Vida (2)


Jostein Gaarder e Klaus Hagerup


Se inventar coisas é mentir então, os escritores devem gostar muito de mentir: ganham a vida a contar aldrabices e as pessoas sentem-se felicíssimas por comprar as suas invenções. Aliás, muitas pessoas até se inscrevem em associações para poderem receber directamente as aldrabices na caixa de correio.


Eu acho que há pessoas que gostam de contar mentiras. E há outras que gostam de as ouvir. Cada cidade, da maior à mais pequena, possui um edifício que recolhe todas as aldrabices. Chama-se biblioteca. Mas podiam muito bem ter-lhe chamado "laboratório de aldrabices", ou outra coisa semelhante. O melhor nome em absoluto teria sido " lugar reservado à conservação de factos e invenções..."


Um livro é um mundo mágico cheio de pequenos sinais, em que os mortos podem regressar à vida e os vivos podem viver eternamente. É incrível, fantástico e "mágico" que as letras do alfabeto possam formar tantas combinações, capazes de encher enormes estantes de livros e de escancarar-nos um mundo infindo, que continuará a crescer e a expandir-se enquanto houver homens sobre a Terra. 


in, A Biblioteca Mágica

Sem comentários: